Por mais divertido que seja um jogo, uma coisa é certa: mais cedo ou mais tarde ele vai terminar. Porém, alguns games fazem isso com estilo, com um final que fica marcado por anos, deixando os jogadores de queixo caído e ansiosos por uma continuação.
Relembre conosco alguns dos melhores finais de todos os tempos nos videogames. Vale avisar que este texto pode conter spoilers.
Convenhamos que Metal Gear Solid 4, assim como toda a série, é um jogo conhecido por ter cenas cinematográficas gigantescas, com muitas conversas e elementos de ação empolgantes. O final tem mais de 40 minutos e pode ser acompanhado sem interrupções.
O game termina com Solid Snake, já com bastante idade, visitando o túmulo de um personagem importante para a série e descobrindo que seu “pai”, Naked Snake - o Big Boss - está vivo e esteve envolvido na trama do game. Outros fatos são revelados, como o destino de diversos personagens. A última cena, mesmo tão grande quanto um episódio de série, não é cansativa.
Halo 3 (Xbox 360)
Halo 3 emocionou muita gente por ser o encerramento da trilogia do jogo mais famoso da Microsoft até então. Em seu final, os jogadores se despediam de Master Chief, herói que optou por se congelar para autopreservação, de forma bem emocionante, após um conflito decisivo.
É claro que Chief voltaria em Halo 4, mas naquela época ainda não sabíamos. Parecia que a saga do protagonista havia realmente chegado ao fim, com um “descanso merecido” para um herói de muitas guerras. Ainda que melancólico, o encerramento agradou por sua simplicidade e narrativa de qualidade.
Chrono Trigger (Super Nintendo)
Apesar de contar com mais de 10 finais diferentes, Chrono Trigger pode figurar nesta lista por um único motivo: todos eles são marcantes. Alguns são mais simples, mas, no geral, este foi um jogo que surpreendeu ao apresentar uma série de encerramentos bem diversificada e de alta qualidade.
O que mais impressiona é que, qualquer que seja o final, ele não deixa nenhuma ponta solta e nem perguntas não respondidas. O game fecha todas as narrativas de forma primorosa e explica o destino de cada personagem. Por isso, podemos dizer que Chrono Trigger tem os encerramentos mais completos já produzidos.
Shadow of the Colossus (PlayStation 2)
Na maioria dos games, temos um final feliz, no qual todos terminam bem e uma “ameaça” é vencida. Em Shadow of the Colossus os jogadores foram pegos de surpresa, já que o jogo apresenta um encerramento bem triste e inesperado.
Imagine que o herói do jogo estivesse fazendo mal a todos os outros seres (os colossi) durante toda aventura. Esta é a revelação final e assim o protagonista é castigado por forças supremas, tornando-se uma criatura igual às que estava combatendo, e sofrendo por isso. Apesar da tristeza, é um final digno para um jogo tão grandioso.
Double Dragon 2: The Revenge (NES)
Double Dragon 2 é um clássico do gênero de pancadaria e, por isso mesmo, apresentou um final que fez juz ao gênero, exagerado e condizente com a época do game (final dos anos 80 e início dos anos 90). O encerramento começa desde a luta contra o último chefe. Após ser vencido, uma música tensa enche o ar e o cenário muda como se fosse mágica.
Ao final da luta, o jogador vence o chefão com um golpe certeiro em câmera lenta, com direito a efeitos luminosos na tela e, a seguir, deixando o jogo todo em preto e branco. A ousadia gráfica do game era algo que os fãs ainda não tinham visto no console (o Nintendinho), e por isso surpreendeu. A moça que deveria ser salva, namorada de um dos mocinhos, revive misteriosamente com o poder das artes marciais. Sem sentido? Por isso mesmo é inusitado e divertido.
Prince of Persia: The Sands of Time (PS2, PC, GameCube, Xbox)
Um dos mais clássicos games da série Prince of Persia, The Sands of Time tem um final que pode ser considerado até anti-climático, mas longe de não ser criativo. O que acontece é que o herói faz com que o jogo todo tenha sido um “mero sonho”, ou melhor, que na verdade nunca aconteceu.
No fim da aventura, o príncipe utiliza os poderes das Areias do Tempo para voltar no tempo e fazer com que seus problemas não tivessem ocorrido, eliminando toda a história pela qual o jogador avançou.
0 comentários:
Postar um comentário